Fofoca na Empresa

  • Fofoca na Empresa

    Postado por Camila Raquel no abril 23, 2024 a 4:49 pm

    Sei que esse assunto é bem chato de tratar.
    Contudo, estou com um caso atual que afetou o clima de maneira bem preocupante.
    Queria saber se alguns dos amigos aqui da comunidade teria alguma dica, sugestão ou indicação de leitura/material para me ajudar a me preparar para lidar com essa situação?

    Obrigada!

    Larissa Duarte respondeu: 4 meses, 4 semanas atrás 3 Membros · 5 Respostas
  • 5 Respostas
  • Larissa Duarte

    Membro
    abril 25, 2024 a 6:26 pm

    Camila, sabemos como fofoca pode afetar bastante o clima organizacional, além de ser um potencial para criar conflitos. Algumas ideias para que você consiga diminuir a fofoca em seu ambiente de trabalho:

    Ofereça workshops e treinamentos sobre comunicação eficaz, enfatizando a importância de expressar preocupações de maneira construtiva e direta;

    Estabeleça políticas claras que proíbam fofocas e disseminação de informações não confirmadas, relembre os colaboradores disso sempre que possível;

    Forneça feedbacks regulares aos colaboradores envolvidos com fofocas sobre seus comportamentos e destaque que isso foge à cultura da empresa.

    • Camila Raquel

      Membro
      junho 21, 2024 a 9:17 pm

      Sim! É um desafio e tanto!
      Ufa

      Já temos essas políticas implementadas, mas aproveitamos para dar uma revisitada com os times.
      Também optamos por fazer uma intervenção mais personalizada e próxima com os colaboradores envolvidos diretamente.
      Outra tratativa foi uma ação de conscientização sobre a responsabilidade do comunicador.

      Orbigada pelas dicas!

      • Larissa Duarte

        Membro
        junho 24, 2024 a 2:39 pm

        Que ótimo que as coisas caminharam, @CamilaRaquel

        Vocês já estão colhendo resultados positivos? Essas ações ajudaram?

  • Larissa Duarte

    Membro
    abril 26, 2024 a 12:32 pm

    @rhrpengenhariadeenergia-com O que você pensa sobre isso? Alguma dica de ação para nossa colega?

    • Sheila Araújo Dantas

      Membro
      abril 26, 2024 a 2:20 pm

      Oieee, @Camila e @larissa-duarte

      Realmente é bem desafiadora essa situação, ainda bem que nós do RH somos movidos a desafio, hein?? 😉

      Sugiro algumas estratégias sim:

      Desenvolver políticas claras de comunicação (que já foi citado) 😉

      Fornecer canais de comunicação formal da empresa

      Resolva conflitos rapidamente

      Desenvolva atividades de trabalho em grupo e engajamento dos times

      Desenvolva liderança positiva

      Os líderes são condutores da cultura, sendo a liderança positiva a comunicação torna-se fluida e por consequência gerencia-se os conflitos.


      Espero ter ajudado e que em breve essa situação seja sanada.

Inicie a sessão para responder.